244 836 438 | 966 408 753 | 911 940 217
Ligue e acabe com as suas dúvidas!

Explicações Leiria | Ensino Básico ao Superior | Apoio ao Estudo
O serviço de Psicologia e Orientação Vocacional surge como complemento aos serviços disponibilizados pelo XPLICA+, no sentido de garantirmos aos nossos alunos e às suas famílias todo o apoio necessário para que atinjam com sucesso os seus objectivos.




Principais áreas de intervenção:
+ Orientação vocacional / profissional
A escolha de um curso ou de uma profissão é uma decisão muito importante na nossa vida, pois ambos estão muito associados à nossa satisfação e realização pessoal. A tomada desta decisão é complexa e apela a níveis de autoconhecimento, maturidade e processamento de informação que nem sempre dominamos. As consultas de orientação vocacional apresentam-se como um espaço privilegiado de reflexão e visam proporcionar um apoio especializado na construção e implementação do projeto escolar e profissional do jovem. Incluem atividades de avaliação psicológica, aconselhamento vocacional e pesquisa / tratamento de informação escolar e profissional. Este apoio especializado será com certeza um bom alicerce para a realização de escolhas realistas e consistentes com o projeto de vida por parte do jovem.
É habitualmente direcionada a alunos do 9º e 12º ano de escolaridade.
+ Dificuldades de aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem têm sempre um forte impacto sobre a vida da criança, da sua família e sobre o seu meio envolvente pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal. Caracterizam-se fundamentalmente pela presença de dificuldades no “aprender”, maiores do que as naturalmente esperadas para a maioria das crianças da mesma idade e é, em boa parte das vezes, resistente ao esforço pessoal e ao dos professores, gerando um aproveitamento pedagógico insuficiente e uma auto-estima negativa. As dificuldades de aprendizagem específicas como a Dislexia, a Disortografia, a Disgrafia e a Discalculia são consideradas distúrbios de caráter permanente - no entanto, despistadas precocemente e trabalhadas convenientemente podem ter efeitos mínimos na progressão académica e profissional da pessoa.
Um apoio especializado e consistente será sempre uma mais-valia para estas crianças e jovens.
+ Perturbações do comportamento e/ou emocionais
A criança manifesta os sentimentos face ao mundo que a rodeia através do seu comportamento: reage negativamente se é frustrada mas aprende ao longo do desenvolvimento a comportar-se de forma socialmente adequada. A maioria das crianças aprende rapidamente mas é também normal as crianças “portarem-se mal”. Fazer birras, reagir agressivamente, desobedecer, dentro de certos limites e em certas idades não é preocupante.
Os problemas reais de comportamento podem surgir em qualquer idade e frequentemente começam cedo. São sinais de alerta para o desenvolvimento destas perturbações: comportamentos muito fora do normal que ultrapassam seriamente as regras aceites na família e na comunidade; estes comportamentos mantêm-se de forma contínua durante meses ou anos; as perturbações interferem no desenvolvimento da criança e na sua integração e funcionamento familiar, escolar e noutras atividades.
São exemplos de perturbações do comportamento a hiperatividade com défice de atenção, perturbação de oposição e desafio, perturbação do comportamento alimentar, … .
Outra das questões a ter em atenção e que está intimamente relacionada com a anterior é o desenvolvimento emocional da criança / jovem. À medida que cresce e descobre o mundo à sua volta, a criança vai-se apercebendo como este é grande e por vezes assustador. Os medos, tristezas, preocupações e ansiedades são de facto normais ao longo do crescimento, desde que se mantenham dentro de certos limites e não perturbem o global funcionamento e desenvolvimento da criança. Caso contrário, é importante avaliar e intervir, pois estes sentimentos nem sempre são transitórios e facilmente ultrapassáveis, podendo acarretar consequências sérias para o bem-estar da criança / jovem.
+ Workshops / programas de intervenção psicopedagógica sobre temas diversos
(para filhos e pais, público em geral / estudantes / profissionais)
EXEMPLOS:
+ Promoção de métodos e hábitos de estudo (alunos do 1º e 2º ciclo);
+ Promoção de competências pessoais e sociais (alunos do 2º e 3º ciclo);
+ Escola de pais (pais);
+ …
A PEDRA
“O distraído nela tropeçou...
O bruto usou-a como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, David matou Golias,
e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos,
a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no teu caminho
que não possas aproveitar para o teu próprio
crescimento.”
António Pereira
